Connect with us

Educação

Uesb faz processo seletivo para 758 vagas em cursos de graduação

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) abre as inscrições nessa semana para 758 vagas distribuídas em em 40 cursos regulares de graduação, oferecido nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Por conta da falta de condições sanitárias para a realização das provas no formato do vestibular  tradicional, a ocupação das vagas será através de Processo Seletivo Especial (PSE). 

Os futuros alunos da universidade serão selecionados por meio da análise das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do Ensino Médio. As inscrições para o Processo Seletivo Especial podem ser realizadas entre os dias 16 e 30 de setembro, no site da seleção.

No ato da inscrição, que será realizada de forma remota, os candidatos deverão preencher o formulário e anexar a documentação exigida. Os documentos solicitados deverão ser digitalizados, em arquivo único, na sua integralidade, sem cortes de margens (incluindo todas as informações de cabeçalhos e notas) e com todas as páginas (frente e verso quando houver informação) em formato PDF de boa qualidade e legível. 

Ainda no momento da inscrição, o candidato deverá optar por uma das modalidades de concorrência e um dos critérios de seleção. Após finalizar o processo de inscrição, o candidato deverá emitir e pagar o boleto bancário da taxa de inscrição, no valor de R$ 70,00. A inscrição somente será confirmada após a compensação do pagamento.

Ainda no ato de inscrição, o candidato poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição. Para isso, é necessário estar enquadrado em uma das situações definidas no item 11 do Edital e anexar, no formulário de inscrição, a documentação exigida. Caso a documentação anexada não seja suficiente para atestar a condição, a inscrição não será deferida, acarretando na exclusão do candidato do processo seletivo.

Critérios de seleção
Duas opções estão disponíveis enquanto critérios para o Processo Seletivo Especial. Ao optar pelo Critério de Seleção 1, o estudante será avaliado pelo desempenho no Enem. O candidato poderá escolher entre as notas dos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019. 

Também estará disponível a opção pelo Critério de Seleção 2, no qual o candidato concorrerá utilizando a média geral do Ensino Médio. Nesse Critério, também estão incluídas as certificações pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e pela Comissão Permanente de Avaliação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Modalidades de concorrência
No PSE, estão disponíveis também três modalidades de concorrência: Ampla Concorrência, Reserva de Vagas e Cotas Adicionais. Metade das vagas são destinadas para Ampla Concorrência e a outra metade destinada para Reserva de Vagas. Nessa última modalidade, concorrem candidatos que tenham cursado os quatro últimos anos do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e todo o Ensino Médio em estabelecimento de ensino mantido pelo poder público federal, estadual ou municipal.

Já as Cotas Adicionais são voltadas para candidatos que integrem os seguintes segmentos sociais: quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência. Em cada curso, uma vaga adicional é reservada para cada um dos segmentos, totalizando três vagas por curso. Tanto as Cotas Adicionais como a Reserva de Vagas não permite que candidatos portadores de diploma de graduação concorram nessas modalidades, ainda que atenda aos outros requisitos.

Em ambos os critérios de seleção, os estudantes dos territórios de identidade em que a Uesb está inserida contarão com o Bônus Regional. Isso quer dizer que o Bônus é voltado para os candidatos que comprovarem domicílio eleitoral em uma das 53 cidades que integram o Território Médio Sudoeste, o Território Médio Rio de Contas e o Território Sudoeste Baiano.

Esses estudantes contarão com um bônus de 10% da sua nota, para ser somada à pontuação final. O Bônus Regional será concedido a partir da cópia do título de eleitor do candidato, atestando inscrição em zona eleitoral de município incluído entre os validados. O documento deverá ser anexado à documentação da inscrição. Confira aqui a lista completa das cidades que compõem esses territórios.

Para acompanhar todos os detalhes sobre o Processo Seletivo Especial, acesse o site do PSE. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail exclusivo da seleção: pse@uesb.edu.br, ou pelo WhatsApp disponibilizado para contato com os estudantes: (77) 3424-8607.

Fonte: Correio24horas.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Governo estuda possibilidade de tornar programa ‘Bolsa Presença’ definitivo

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Criado de forma emergencial durante a pandemia da Covid-19, o programa Bolsa Presença pode se tornar definitivo. A possibilidade está sendo analisada pelo governo do estado, revelou o governador Rui Costa (PT), nesta quarta-feira (13). De acordo com o gestor, caso a análise leve a efetivação do programa, um Projeto de Lei (PL) será encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

O Bolsa Presença beneficia estudantes da rede estadual de ensino em condição de vulnerabilidade socioeconômica e cadastradas no CadÚnico. A concessão do benefício está vinculada à assiduidade nas aulas (remotas, híbridas ou presenciais) ministradas pela unidade escolar onde o aluno esteja matriculado; à participação obrigatória dos alunos nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar, visando orientar o acompanhamento pedagógico; e à manutenção dos dados cadastrais atualizados na unidade escolar e de sua família no CadÚnico.

Atualmente o programa está previsto para ficar em vigor até dezembro. Neste domingo uma nova parcela do benefício foi liberada.

O governador Rui Costa destacou a importância de iniciativas de transferência de renda diante do contexto social vivido pela Bahia. “Nós carregamos, talvez de forma secular, indicadores sociais que não são bons. Não é a toa que somos o maior estado do Bolsa Família, é a expressão do quanto nosso povo tem renda baixa”, justificou.

Rui também citou que é comum em famílias de baixa renda que jovens ajudem na manutenção das contas da casa e esse é mais um motivo para manter o programa. Fonte: Bahia Notícias

Continue Reading

Educação

Uefs se manifesta em repúdio a corte de 92% de verbas à ciência: “Misto de ignorância e desdém”

Foto: Divulgação

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) se manifestou em repúdio ao “absurdo” corte de 92% das verbas destinadas à pesquisa científica no país, projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Segundo a nota divulgada nesta segunda-feira (11) pela instituição, a “tão execrável” decisão atrasa o Brasil, o afastando do protagonismo tecnológico mundial.

“A medida fere diretamente os interesses nacionais por obviamente comprometer o potencial de inserção do Brasil no cenário de protagonismo tecnológico mundial”, diz o texto, que aponta contradições em relação ao discurso do Governo Federal que prega a “defesa da pátria”.

A universidade reforça que a redução do investimento na ciência também deve intensificar o fenômeno da ‘fuga de cérebros’ no Brasil. “Em 2021 o triste fenômeno da fuga de cientistas do país, das mais variadas áreas do conhecimento, já é 40% maior que em 2020, o que nos faz retroceder décadas em relação a outras nações”, afirma.

O pronunciamento da instituição ainda repudia o “espírito geral de um Governo Federal que nega a importância da ciência” e “vê as universidades públicas como meras fontes de despesas, quando não as reduz à condição de indesejáveis antagonistas políticas”. Por fim, lamenta o “misto de ignorância e desdém” à pesquisa científica por parte dos mandatários do Congresso. Fonte: Blog do Valente

Continue Reading

Educação

Aulas 100% presenciais retornam no dia 18 de outubro, anuncia governador

O governador Rui Costa anunciou nesta sexta-feira, 8, no município de Floresta Azul, que as aulas 100% presenciais serão retomadas no dia 18 de outubro no estado.

O chefe do Executivo baiano havia prometido novidades sobre o assunto na quinta-feira, 7, após uma reunião com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), mas a agenda foi cancelada.

“”As escolas estão no modelo híbrido, mas na segunda-feira, dia 18, voltaremos com as aulas 100% presenciais. Até lá, temos mais uma semana para finalizar a preparação e organização para esse retorno”, declarou Rui.

Em transmissão nas redes sociais na última quarta-feira, 6, o governador já havia sinalizado a tendência de passar ao sistema de aulas inteiramente presenciais. Atualmente, as escolas funcionam no formato semipresencial (ou híbrido) – com revezamento dos alunos nos dias da semana. “Os números de internados estão caindo e de contaminados estão estáveis. O nosso desejo é que estivessem caindo”, avaliou o governador, na ocasião.

O governador afirmou ainda que divulgará “em breve” a decisão sobre a volta do público aos estádios. Na mesma transmissão, Rui deu a entender que o contexto de flexibilização abrangeria escolas e os estádios. “Se anunciarmos a volta aos estádios, volta também 100% das aulas presenciais. Porque não faz sentido voltar público para o estádio e as aulas parciais”, disse.  

Segundo os últimos dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), há 2.695 casos ativos de Covid-19 no estado. A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto para pacientes com a doença é de 26%. Na quinta, foram registrados 5 óbitos e 386 novos casos. (ATarde)

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas