Banner Rotativo Aleatório

Após polêmica, comissão eleitoral de odontologia diz que voto impresso foi legitimado por conselho federal

A representante da Comissão Eleitoral do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA), Andréia Leal, afirmou que a votação presencial e por correspondência, adotadas no pleito para a nova gestão neste ano, são legitimadas por regimento do Conselho Federal de Odontologia. A eleição, que só vai acontecer oficialmente em 1º de outubro, já está gerando polêmica. O Metro1 publicou uma reportagem com as queixas da oposição sobre o processo eleitoral no CRO-BA.

As regras para as novas eleições do conselho retomaram o voto impresso e o envio dos chamados votos por correspondência, quando o profissional não comparece presencialmente para votar, mas envia sua escolha através de ofício. Os votos, que já têm chegado à sede do órgão, e podem chegar até o dia da eleição, levantaram suspeita de possibilidade de fraudes no processo.

Andréia não explicou o motivo de o CRO-BA optar pelo retorno do voto impresso e não continuidade do voto online, decidido em Plenária, mas afirma que existe um rito, com normas e regras estabelecidas com base no regimento federal que garantem a segurança do método. Ainda de acordo com a representante da comissão eleitoral, ninguém havia indagado o sistema de votação até o momento. 

De acordo com a dentista, os votos são colocados em envelopes lacrados com assinaturas de representantes das duas chapas, em caixa totalmente vedada também com a assinatura de ambos, que fica dentro de um armário lacrado, em uma sala com duas câmeras na porta.

“A Comissão Eleitoral está num processo para manter a questão da democracia plena, do direito pleno das duas chapas, e se manter trabalhando com o objetivo de chegar ao final da eleição de uma forma democrática e transparente”, afirma Andréia. 

Ainda em resposta a comentários sobre uma possível despesa adicional em torno de R$ 50 mil custeada pela categoria, Andréia diz que não há gasto algum. Por fim, afirma que as denúncias são um equívoco. Fonte: Metro1

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img