A Peugeot quer ser protagonista no mercado brasileiro na transição para a mobilidade elétrica, e dá um passo importante, iniciando a comercialização do hatch esportivo 100% elétrico, o e-208 GT, ao tempo em que confirma o lançamento do utilitário elétrico e-Expert até o final do ano. O hatch está disponível em única versão, por R$ 244.990, na rede concessionária do Rio de Janeiro e São Paulo.
A meta é expandir a oferta para Brasília, Curitiba, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco até o início de 2022. Os baianos terão de esperar mais, para ter o modelo na rede local.
O presidente da Stellantis América Latina, Antonio Filosa, destacou que esta é uma nova era da Peugeot no Brasil, com passos firmes rumo à eletrificação. “A mobilidade está mudando, estamos partindo para o uso de fontes mais limpas de energia, e o Brasil tem um grande recurso, que é o etanol”.
Importado da Europa, e-208 GT é topo de gama e chega com preço no mesmo patamar dos principais concorrentes: Fiat 500e (R$ 239.990) e Mini Cooper SE (R$ 239.990) e Nissan Leaf (R$ 279.990). Ele já havia sido apresentado, em setembro de 2020, junto com a versão movida a combustão.
É o primeiro carro 100% elétrico da marca francesa vendido no Brasil. Os 20 primeiros compradores do modelo garantirão uma estação de recarga doméstica da WEG, que é parceira certificada pela marca para venda de estações, nas concessionárias.
Performance
O motor elétrico entrega 260 Nm de torque imediatos (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW), que permite ao modelo acelerar de 0 a 100km/h em apenas 8,3 segundos. Há três modos de condução disponíveis: o “Eco” tem como foco a otimização da autonomia; já o “Drive” é indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia, enquanto o “Sport” prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximos.
Com 50 kWh de capacidade, o Peugeot e-208 GT é capaz de percorrer até 340 km com carga completa (ciclo WLTP). O veículo pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug (presente no mesmo local de abastecimento da versão a combustão).
O Peugeot e-208 GT pode ter 80% da bateria carregada em menos de 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW (o que, na prática, significa recuperar cerca de 270 km de autonomia) – os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel. A bateria tem 8 anos de garantia, com limite de kilometragem de 160 mil km.
O painel digital i-Cockpit 3D é um diferencial presente no e-208 GT, além disso, vale destacar a central multimídia 10”, faróis full LED, navegação por GPS, carregador de celular por indução, teto solar panorâmico, design e acabamento primorosos.