Connect with us

Amargosa

Quase 500 mulheres já morreram de câncer de mama na Bahia em 2021

O câncer de mama interrompeu 488 vidas de mulheres baianas somente até junho de 2021. No mesmo período, 1,6 mil pacientes foram internadas por conta da doença na Bahia, segundo mostram os dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). A maior incidência aconteceu entre as mulheres com idades entre 50 e 59 anos, que representam 26% das mortes (127). Logo em seguida, a faixa etária que apresentou mais casos de morte foi a de 40 a 49 anos, 18,4% do total (90). Segundo especialistas, quando o tumor é encontrado com até 1 centímetro, as chances de cura ficam acima de 90%. Por isso o diagnóstico precoce é tão importante. 

A professora Rosenildes Rios, 48 anos, aprendeu sobre o diagnóstico precoce ao incentivar outras mulheres a se cuidarem. Em 2018, a escola em que ela trabalha realizou uma campanha alusiva ao Outubro Rosa – o mês é dedicado à prevenção do câncer de mama. “Eu vi que estava incentivando as pessoas a fazerem mamografia e realizarem autoexame, mas eu mesma não estava fazendo isso”, conta. Ao praticar o autoexame, a professora identificou um nódulo, realizou os exames e recebeu o diagnóstico positivo para o câncer. 

O caminho não foi fácil. Embora tenha terminado o tratamento com quimioterapia e radioterapia em janeiro de 2019, ainda segue fazendo  a hormonioterapia. “Quando eu descobri que estava com câncer de mama, o chão se abriu, tive medo da morte. Foi uma dor muito grande porque eu pensava que podia deixar as pessoas que eu amo. Chorei muito, tive noites sem dormir. Só me acalmei depois da primeira consulta, quando o médico me explicou o processo do tratamento e falou dos avanços da medicina. Aí eu fiquei mais confiante, tive esperança e passei a buscar a minha cura”, conta Rosenildes.

Fonte: Correio24horas.

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Amargosa

Amargosa: homem morre após ser baleado na Katiara

Um homem morreu após ser alvejado com vários tiros na avenida São Cristóvão, bairro Katiara em Amargosa, na noite desta sexta-feira (15). A Polícia Militar foi acionada e busca por suspeitos.

Segundo informações preliminares chegadas à nossa reportagem, a vítima foi identificada pelo nome de Ivison Santos. O mesmo foi surpreendido por homens armados, dentro de sua residência, que efetuaram vários disparos de arma de fogo.

Familiares chegaram a prestar socorro, mas a vítima não resistiu. Ainda não se sabe a motivação e autoria do crime, que será investigado pela Polícia Civil.

Da Redação.

Continue Reading

Amargosa

Amargosa completa 03 dias sem casos ativos da Covid-19

Nas últimas 24 horas foram realizadas 03 coletas.

00 resultados positivos.

05 resultados negativos.

00 pacientes recuperados.

26.955 pessoas estão vacinadas.

Total de pessoas com a vacinação completa: 18.885

E 1.122 com reforço da terceira dose.

Nesse momento, Amargosa possui um total de 00 casos ativos, 3027 recuperados e 54 óbitos provocados pela Covid-19.

Continue Reading

Amargosa

Amargosa: em comemoração aos 15 anos, o CFP promove live especial

Em comemoração aos 15 anos de existência, o Centro de Formação de Professores promove, nesta quinta-feira(15) a live Especial Retórica das Canções sob coordenação do Prof. Dr. Ricardo Andrade.

O evento, que será transmitido a partir das 18:30 através do canal do Youtube da TV UFRB, terá uma fala inicial da diretora, Profa. Dra. Creuza Silva, além de apresentações musicais de Vitor Ravel, Juliana Coelho e João Caetano.

Assista!

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook

Mais Lidas