Banner Rotativo Aleatório

Novo fragmento de navio nazista é encontrado na Bahia

Trabalhadores de um hotel Fazenda da Lagoa, na Praia dos Lençóis, localizada no município de Una, litoral sul da Bahia, depararam-se ontem, 20, com mais um fragmento de borracha de um navio nazista. Os dejetos estão sendo estudados por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (Ufc) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que tem registros destes fardos desde 2018. São resquícios soltos no mar de um navio alemão da 2° Guerra Mundial, o SS Rio Grande. Os combatentes americanos naufragaram a embarcação no Brasil em janeiro de 1944. 

Em entrevista ao portal G1, o gerente do hotel em que o novo fragmento foi encontrado informa que se surpreendeu com o achado. “Encontrei essa coisa imensa e emborrachada e fui pesquisar. Achei muito interessante essa coisa de navio afundado na 2ª Guerra”, disse.

Além do navio SS Rio Grande, dejetos de outra embarcação têm sido encontrados nas costas de Alagoas, Bahia e Sergipe. Segundo os pesquisadores do Labomar/Ufc e da Ufal, trata-se do MV Weserland, naufragado pelo destróier USS Sommers, da marinha americana, também em 1944. A pesquisa já reportou mais de 200 fardos de borracha e tem identificado inscrições gravadas em ideograma japonês, o kanji. Sabe-se que durante as batalhas da 2° Guerra, a Alemanha se aliou não apenas à Itália, mas também ao Japão. Atualmente, os cientistas preparam-se para divulgar o relatório final dos achados no litoral nordestino. (ATarde)

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img