A taxa de financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal será de 8% ao ano a partir de terça-feira (23/11). A alta, segundo a instituição, segue a lógica de mercado e a disparada dos juros. Até então, o índice era 7,35%.
O banco estatal confirmou o novo valor nesta quinta-feira (18/11). Horas antes, o Metrópoles adiantou que haveria o reajuste.
Segundo a Caixa, “mesmo com o reposicionamento, a instituição permanece como o banco que oferece as melhores condições aos clientes que desejam adquirir um imóvel”.
O aumento ocorrerá na modalidade de financiamento com Taxa Referencial (TR). Nesse caso, o cliente paga uma taxa de juros pré-definida, mais a TR, que atualmente está zerada.
Além do aumento no preço do financiamento para os compradores, quando a taxa aumenta menos pessoas têm acesso ao crédito para compra da casa própria.
Na prática, o que levou o banco a aumentar o índice é a disparada da Selic — a taxa básica de juros da economia, que está em 7,75%.
E a tendência é de alta. O Comitê de Política Monetária (Copom) já demonstrou interesse em ajustar a Selic em 1,5% na reunião prevista para dezembro, alcançando 9,25%.