Banner Rotativo Aleatório

Gabriel Boric, da esqueda, é eleito presidente do Chile

Político da esquerda, Gabriel Boric, 35, derrotou o candidato da extrema-direita José Antonio Kast, 55, e é o novo presidente do Chile, eleito neste domingo, 19.

Até às 19h30, 68% das mesas já haviam sido apuradas e Boric totalizava 55,18% dos votos, contra 44,82% de Kast, que afirmou nas redes sociais já ter parabenizado o adversário.

“Acabei de desligar o telefone com  Gabriel Boric e parabenizá-lo pelo grande sucesso. A partir de hoje é o presidente eleito do Chile e merece todo o nosso respeito e colaboração construtiva. Chile sempre primeiro”, escreveu.

A eleição foi decidida no segundo turno. No primeiro, o resultado foi favorável a Kast, que ficou em primeiro lugar com 27,95%, contra 25,73% de Boric.

Esta é a primeira vez desde 1990 que o Chile escolhe presidente num segundo turno sem candidatos da centro-esquerda ou da centro-direita.

Filiado ao partido Convergência Social, Boric é deputado e ex-líder estudantil. Durante a campanha, o político se apresentou como candidato a mudança e herdeiro político do movimento de 2019 por mais justiça social. (ATarde)

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img