Banner Rotativo Aleatório

“Temos 19 cidades com comunidades debaixo de água”, diz Rui

Com os temporais que voltaram a atingir a Bahia neste período natalino, o estado voltou a contar com municípios inudados e com enchentes como aconteceu no começo de dezembro. O governador Rui Costa (PT) apontou que ao menos 19 cidades estão sendo atingidas e 66 continuam em estado de emergência desde que fortes chuvas começaram a atingir o sul da Bahia. 

“Temos 19 cidades com várias comunidades embaixo d’água. A base de apoio está montada em Ilhéus e já começa a receber apoio dos governos do Maranhão, Espírito Santo e Minas Gerais, além do Ministério da Cidadania. A prioridade neste momento é retirar todas as pessoas das áreas de riscos, restabelecer serviços e abrir estradas”, declarou Rui. 

Neste sábado, 25, feriado de Natal, Rui Costa determinou a instalação de uma base de apoio no município de Ilhéus, na região Sul. Ele afirmou ter se reunido com secretários, Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros,além de ter conversado com o ministro da Cidadania João Roma, com o objetivo de agilizar as primeiras ações, principalmente a recuperação de serviços essenciais. 

Número atualizados na tarde da última sexta-feira, 24, Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) apontam 4.185 desabrigados e 11.260 desalojados na Bahia. O número de feridos subiu para 286 e a população total atingida chega a 378.286. 17 pessoas morreram por causas decorrentes das chuvas. 

Na véspera de Natal, Medeiros Neto Ilhéus, Conceição do Jacuípe, Feira de Santana, Pedrão e Eunápolis registraram inundações. Em Amargosa, no centro-sul do estado, as chuvas também elevaram o nível dos rios e represas. Além disso, estradas foram alagadas e rodovias precisaram ser interditadas pelo voluma de água. 

(ATarde)

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img