Horas depois do ataque hacker contra o site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), na madrugada desta quinta, 20, o Governo do Estado, por meio de nota oficial, declarou que já iniciou as investigações sobre o caso, através da Polícia Civil e com o apoio da Superintendência de Inteligência e da Prodeb.
Antes do posicionamento do Governo do Estado, um grupo do Paraná assumiu a autoria do ataque. Nas primeiras horas após a invasão, o acesso ao portal da pasta constava mensagem com insultos ao governador, Rui Costa (PT), além de alusão entre a violência da Bahia e a do Rio de Janeiro. “Estado da Bahia virando um Rio de Janeiro 2.0 e o governador desse lixo preocupado com a terceira dose da vacina!!”
Às 8h30 desta quinta-feira, 20, o acesso ao site da SSP-BA continua direcionando o usuário ao portal do Governo do Estado. Confira a nota do Governo do Estado:
“A Secretaria da Segurança Pública, através da Polícia Civil e com o apoio da Superintendência de Inteligência, já iniciou as investigações sobre o ataque ao portal da instituição e outros sites institucionais do Governo do Estado, ocorrido nesta quinta-feira (20). Criminosos mudaram o endereço de alguns sites da estrutura do Executivo baiano, redirecionando para uma página com ataques ao Governo do Estado.
A SSP reforça que não houve vazamento de dados no site da secretaria. A ação criminosa se restringiu ao endereço www.ssp.ba.gov.br, onde estão reunidas apenas informações públicas.
Técnicos da PRODEB, onde o site está hospedado, também atuam para identificar a origem do ataque e solucionar em definitivo o problema.
O secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, repudiou a ação e garantiu que todas as medidas legais para identificar e punir os responsáveis estão sendo adotadas.”
Leia a matéria original em ATarde