Os condutores que precisam renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) agora podem agilizar os processos por meio do SAC Digital, a plataforma de serviços públicos digitais do governo do Estado.
Algumas etapas da renovação passaram a ser realizadas de forma virtual, diretamente no site do SAC Digital, que também pode ser baixado nas lojas de aplicativos, para Android ou IOS. Com a mudança, o número de vezes que os condutores precisam se deslocar até um dos postos da Rede SAC para ter acesso ao novo documento diminuirá.
A renovação da CNH é um serviço prestado aos condutores que estão com a carteira vencida ou prestes a vencer, e que precisam de um novo documento da mesma categoria da sua habilitação original.
Até então, estes condutores utilizavam o SAC Digital apenas para agendar o atendimento feito presencialmente em um dos postos da Rede SAC na capital ou interior do Estado. Com a novidade, tanto a solicitação do serviço, quanto a geração da guia de pagamento passam a ser feitos virtualmente através da plataforma.
Somente depois de pagar a taxa de serviço, que o agendamento para a ida presencial a um dos postos SAC para atualização poderá ser efetuado para a coleta dos dados biométricos, o que envolve o recolhimento de assinatura, imagem e digitais. Em paralelo, também por meio do SAC Digital, os condutores serão informados sobre o nome e endereço da clínica de trânsito onde deverão realizar os exames necessários para a renovação.
“Para facilitar a vida do cidadão, nosso sistema indica sempre a clínica credenciada localizada próximo à residência do cidadão”, conta o gerente de projetos do Detran-BA, João Dutra, ao ressaltar que o endereço utilizado como base para a indicação da clínica é sempre aquele que está cadastrado no Registro Nacional de Carteira de Habilitação.
“É preciso ficar atento ao fato de que se o cidadão abrir o serviço em Vitória da Conquista, mas o endereço dele estiver registrado como Cajazeiras, a indicação será feita para uma clínica de Cajazeiras”, alerta João.
Após conclusão de todo o processo, o condutor deve acompanhar no SAC Digital o andamento do prazo para impressão e disponibilização da nova CNH, que deve ser pega no mesmo posto SAC onde o foi realizada a coleta dos dados biométricos.
“Nosso objetivo final é que a digitalização contribua para reduzir as filas nos postos da Rede SAC, colaborando ainda mais para aprimorar a qualidade da experiência do cidadão no serviço público”, complementa Wívisson Ataíde, gerente de projetos da Coordenação de Transformação Digital da Superintendência da Gestão e Inovação da Saeb.
Lançada em 2018, a plataforma SAC Digital contabiliza cerca de 4,3 milhões de cidadãos cadastrados e mais de 7 milhões de atendimentos on-line. Atualmente, a ferramenta disponibiliza aos cidadãos acesso a 474 serviços públicos, dos quais 54 podem ser prestados de forma inteiramente remota, sem a necessidade de deslocamento físico do cidadão. Entre os serviços disponíveis, estão RG Expresso, CNH Definitiva, Segunda Via da Carteira de Habilitação, CTPS Digital e Matrícula Escolar Digital, entre outros. Fonte: AratuOn