A Marinha do Brasil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ligado à Defesa Civil Nacional, emitiram alertas de chuvas intensas e ventos fortes na região Nordeste, incluindo o estado da Bahia, para este fim de semana. Por causa disso, a travessia Salvador-Mar Grande está suspensa, sem prazo para ser retomada.
Conforme a Marinha, a passagem de uma frente fria provoca ventos com velocidade máxima de 60 quilômetros por hora, na faixa litorânea entre os estados do Espírito Santo e Bahia (sobretudo no litoral norte), deste sábado (4) até a noite de domingo (5).
Além disso, o mesmo sistema poderá provocar ressaca, com ondas de até 2,5 metros, entre os estados da Bahia (ao norte de Ilhéus, na região sul) e de Sergipe, da noite deste sábado (4) até a manhã da próxima segunda-feira (6).
Por causa desse cenário, a travessia Salvador-Mar Grande está com as operações suspensas. A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) alegou que condições adversas impedem a navegação das embarcações, que ligam a capital até a Ilha de Itaparica. Este é o quarto dia de interrupções no serviço, que não tem previsão para a retomada.
Terminal Náutico de Salvador não funciona neste sábado — Foto: Divulgação/Astramab
Neste sábado (4), as escunas que fazem o passeio turístico pelas ilhas da baía de Todos-os-Santos, paradas desde o último domingo (22), seguem sem operar. Já a travessia Salvador-Morro de São Paulo tem conexões em Itaparica, já que ondas altas impedem o trajeto direto dos catamarãs, em segurança.
O Inmet também atentou para a possibilidade de temporal no nordeste baiano. Segundo o órgão, ligado à Defesa Civil Nacional, parte dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe estão em alerta laranja, que indica risco de grandes acumulados de chuva, de até 100 milímetros por dia.
Com isso, existe perigo de alagamentos, deslizamento de terra e encostas, queda de árvores e transbordamento de rios, bem como corte de energia elétrica. O Inmet avisa à população que adote medidas de segurança, como desligamento de aparelhos elétricos e do quadro energia de energia, para evitar transtornos.
Ainda segundo o instituto, até o próximo domingo (5), as temperaturas variam entre 22ºC (mínima) e 28ºC (máxima) na capital baiana. As nuvens devem ficar mais carregadas a partir do fim da tarde deste sábado, quando deve começar a chover em alguns pontos da cidade. A Defesa Civil de Salvador mantém esquema de atendimento 24 horas, e pode ser acionada pelo telefone 199. (G1-BA)