A Câmara Municipal de Salvador concederá a Medalha Zumbi dos Palmares ao cantor, compositor e ativista Lazzo Matumbi, em sessão no dia 28 de setembro, às 18h, no Plenário Cosme de Farias. A honraria é concedida a pessoas, grupos ou entidades que se destacam na luta pelo combate ao racismo e a favor da cultura afro-brasileira.
Matumbi é uma referência de talento e ativismo da música negra brasileira, tendo as canções “Alegria da cidade”, “Abolição”, “Me abraça e me beija” e “Do jeito que seu nego gosta” como alguns dos maiores sucessos. Comandou os vocais do Mais Belos dos Belos, o Ilê Aiyê, e foi um dos primeiros cantores a puxar um bloco sem cordas na Bahia. Em 2016, recebeu a Comenda Senador Abdias do Nascimento pelo Senado Federal.
“Lazzo é uma pedra sagrada da nossa cultura, afinal não é apenas cantor e compositor, é um ativista do movimento negro antirracista, de combate às desigualdades e intolerância religiosa”, defende o ex-vereador Moisés Rocha (PT), que idealizou o prêmio em parceria com o vereador Sílvio Humberto (PSB). (Metro1)
Foto: Alfamor/Divulgação