Após o bloqueio e posterior desbloqueio dos recursos para universidades e institutos federais, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) vai realizar, nesta quinta-feira (13), uma aula pública sobre os cortes orçamentários vividos pela educação. Marcado para às 10h, o encontro acontecerá no Salão Nobre do Palácio da Reitoria, no bairro do Canela.
Como tema o “Estrangulamento orçamentário: a luta da universidade e os desafios do país”, a aula será ministrada pelos professores Eduardo Mota (epidemiologista, pró-reitor de Planejamento da UFBA e docente titular do Instituto de Saúde Coletiva) e Luiz Filgueiras (economista e titular da Faculdade de Economia).
De acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o contingenciamento formalizado pelo Governo Federal no início do mês acarretaria o bloqueio de 5,8%, o que equivale a R$ 328,5 milhões. Após a repercussão negativa, o governo voltou atrás e suspendeu o bloqueio.
Nos canais oficiais da instituição, o reitor Paulo Miguez parabenizou a comunidade acadêmica pelas manifestações realizadas e pediu que os estudantes permaneçam mobilizados.
“É bom lembrar que a situação do orçamento da nossa universidade, como o resto do conjunto das federais, é extremamente grave com o corte realizado lá atrás”, destacou Miguez. Fonte: Metro1