Banner Rotativo Aleatório

O Rei Pelé jogou 21 vezes na Bahia; confira

A primeira vez do craque na Bahia foi em 1957. Apenas uma temporada depois da estreia de Pelé no time principal do Santos, o alvinegro desembarcou em Salvador durante uma excursão – o que era muito comum na época.

No dia 20 de agosto daquele ano, o Santos disputou um amistoso contra a Seleção de Salvador. O garoto de apenas 17 anos não fez gol no empate por 2×2. Dois dias depois, o rival foi o Bahia. Na mesma Fonte Nova, o Peixe venceu por 2×1. Pelé novamente passou em branco. Os gols foram anotados por Pagão, duas vezes, e Adulce descontou para o tricolor.

O primeiro gol de Pelé em solo baiano só aconteceria dois anos depois. No jogo de volta da Taça Brasil de 1959, o rei, que já tinha sido uma das estrelas na conquista da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, marcou o segundo gol da vitória santista por 2×0 sobre o Bahia, em 30 de dezembro de 1959 – o primeiro foi de Coutinho.

 O resultado obrigou a realização de um terceiro jogo, já que o Esquadrão havia vencido por 3×2 na Vila Belmiro. Em campo neutro, no Maracanã, o Bahia voltou a vencer o Santos, por 3×1, e se tornou o primeiro campeão brasileiro da história.
 
O troco de Pelé no tricolor viria em janeiro de 1964. No reencontro entre as equipes em nova final da Taça Brasil, válida pela temporada 1963, o camisa 10 marcou os dois gols que selaram a vitória do Santos por 2×0 e a conquista do título na Fonte Nova. No jogo de ida, em São Paulo, Pelé já havia sido castigado com outros dois gols na goleada por 6×0, no Pacaembu.
 
Dos 21 jogos que Pelé fez no estado, 19 tiveram a Fonte Nova como palco. Os únicos que não aconteceram no estádio foram disputados em Ilhéus. Em 1965, o Santos aproveitou o fim da Libertadores e saiu em excursão pelo Brasil. Chegou então à Bahia no mês de maio e encarou o tricolor em amistoso realizado no estádio Mário Pessoa. A partida terminou com goleada alvinegra por 6×1.
 
A última aparição do craque nos gramados baianos aconteceu já em 1975. O rei era jogador do Cosmos, dos Estados Unidos, mas aceitou pedido do Santos e participou de um jogo contra o Bahia pelo Torneio Governador Roberto Santos. Ele jogou apenas o primeiro tempo e não balançou a rede.
 
Números do rei na Bahia:


Jogos: 21 (19 na Fonte Nova e 2 no Mário Pessoa)
Vitórias: 13
Empates: 5
Derrotas: 3
Gols marcados: 7 . Fonte: Metro1

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img