Dois indígenas foram mortos a tiros enquanto se dirigiam para uma fazenda ocupada pelo grupo. O caso aconteceu na noite de terça-feira, 17, na cidade de Itabela, no sul da Bahia.
Segundo a Polícia Civil, as vítimas foram atingidas por disparos de arma de fogo quando se deslocavam do Povoado de Montinho para uma das fazendas ocupadas por um grupo indígena.
Testemunhas relataram para os policiais que os tiros foram efetuados por homens em uma moto e as vítimas, identificadas como Nawir Brito de Jesus e Samuel Cristiano do Amor Divino, foram atingidas na região das costas.
O caso é investigado pela Delegacia Territorial de Itabela. Autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. Não foram divulgados mais detalhes sobre as investigações.
Já no início da noite, indígenas fizeram uma manifestação na BR-101, devido ao duplo homicídio.
O Movimento Indígena da Bahia e a Federação Indígena das Nações Pataxós e Tupinambás do Extremo Sul da Bahia (FINPAT) fizeram pedidos de reforço de segurança aos povos da região aos ministérios da Justiça e dos Povos Indígenas, além da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A solicitação veio após os protestos. O grupo está em conflito com fazendeiros. (ATarde)