Os usuários do remédio Ozempic — criado originalmente para o tratamento da Diabetes tipo 2, mas que passou a ser utilizado em massa por pessoas que desejam perder peso rapidamente — têm notado uma característica comum: o rosto flácido. O termo “Face Ozempic” viralizou na internet, com relatos de casos semelhantes, onde as pessoas mostram a pele caída da face após o uso contínuo do medicamento.
A impressão que fica é que, à medida em que o corpo rejuvenesce, com a perda das medidas, o rosto envelhece, pois perde a gordura que sustenta a pele. Somente no TikTok, a hashtag “#ozempicface” já atingiu quase 100 milhões de visualizações no mundo.
A droga, que dá uma rápida sensação de saciedade, chega a provocar a redução de mais de um quinto da massa corporal. Ela deve ser tomada para sempre, acompanhada de dieta e exercício físico. Atualmente, o remédio movimenta cerca de $ 23 bilhões por ano no mercado. As projeções são que esse valor chegue a $ 100 bilhões nos próximos anos.
Por causa do emagrecimento ocorrido de maneira muito rápida, além da aparência envelhecida e de cansaço, os cabelos também podem perder volume, uma vez que ao perder gordura, o corpo direciona os nutrientes para onde há maior necessidades, como os órgãos vitais.
As informações foram apuradas pela jornalista Ana Lucia Azevedo, pubilicadas em matéria no jornal O Globo neste sábado (11). Fonte: Metro1