Houve deslizamentos de terra e alagamentos na região das cidades de Ilhéus e Santa Cruz Cabrália
O litoral sul da Bahia sofreu com o grande volume de chuva neste feriado de Tiradentes, 21. Houve deslizamentos de terra e alagamentos na região das cidades de Ilhéus e Santa Cruz Cabrália. A demanda por socorro às vítimas tem sido tanta que o governo do Estado precisou reforçar a equipe do Corpo de Bombeiros no local. Apesar dos estragos materiais, não houve feridos.
Ao todo, vinte e cinco bombeiros militares da capital, Salvador, e das cidades de Itabuna, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas foram enviados para reforçar as tropas que atendem as regiões de Ilhéus e Santa Cruz Cabrália. As vítimas de enchentes estão sendo retiradas dos imóveis com o auxílio de caiaques e macas.
“A nossa é intenção é dar todo suporte necessário para preservar todas as vidas naquelas regiões. Com o reforço vamos atuar não apenas na resposta, mas também com ações preventivas junto às comunidades”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel BM Adson Marchesini.
Entre o feriado e este sábado, 22, em Santa Cruz Cabrália, cidade próxima a Porto Seguro, choveu 300 mm e os bombeiros já resgataram mais de 160 pessoas em áreas alagadas, que correm risco de desabamento ou sofrem com qualquer outro tipo de risco relacionado à forte chuva. Conforme mostrou o G1, houve resgate de turistas ilhados em hotéis, visto que a região tem uma intensa atividade turística.
A prefeitura da cidade decretou estado de emergência e emitiu uma nota dizendo que “lamenta profundamente as consequências das chuvas históricas que assolaram a cidade na madrugada do dia 21/04? e que “todas as equipes da gestão municipal estão mobilizadas no apoio às ações para minimizar os efeitos das chuvas, oferecendo assistência social e realizando levantamento das áreas mais afetadas para viabilizar as providências que já podem ser tomadas”.
Em Ilhéus, além de alagamentos e desabamentos, uma árvore caiu na BR-415, próximo da zona urbana da cidade, e uma das pistas ficou interditada temporariamente, causando engarrafamento. Neste sábado, uma reunião de urgência do gabinete de crise, em que participaram o prefeito Mário Alexandre (PSD), a deputada estadual Soane Galvão (PSB) o vice-governador do Estado Geraldo Junior (MDB), discutiu medidas emergenciais para ajudar a população atingida, segundo divulgou a prefeitura.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão executando serviços emergenciais de infraestrutura, limpeza e auxílio às famílias mais necessitadas. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disponibilizou a Defesa Civil Estadual para prestar o apoio necessário na região.
O ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, também foi acionado pela prefeitura de Santa Cruz Cabrália para ajudar a resolver urgentemente os estragos causados pelas fortes chuvas.
A previsão do tempo continua indicando chuva intensa nos próximos dias na região. Em caso de risco de desabamentos e enchentes, a Defesa Civil local pode ser acionada pelo (73) 9 9922-4391. Já para emergências, é necessário ligar para o SAMU no 192 ou (73) 9 9918-0192, bombeiros, no 193, e Coelba, no 116.
Fonte: Correio24horas.