O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou, na noite de domingo (28), a Brasília para uma reunião que acontecerá entre o presidente Lula (PT) e dez líderes sul-americanos.
O venezuelano desembarcou na Base Aérea acompanhado de sua esposa Cilia Flores, ex-presidente da Assembleia Nacional. Eles foram recebidos pela embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores.
Desde julho de 2015, Maduro não visitava o Brasil. À época, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), ele esteve no país para uma cúpula do Mercosul realizada em Brasília. A presença dele e de outras autoridades venezuelanas no Brasil foi proibida em agosto de 2019 por uma uma portaria editada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). Até o último dia do governo Bolsonaro, a diplomacia brasileira reconhecia como “presidente interino” do país vizinho o dirigente opositor Juan Guaidó
Na reunião entre os líderes sul-americanos, Lula deve propor a criação de um mecanismo de integração entre os países. O encontro tem como objetivo acertar uma agenda de cooperação nas áreas de saúde, infraestrutura, energia, meio ambiente e combate ao crime organizado.