Três homens foram presos na manhã desta terça-feira (18), durante uma operação da Polícia Federal (PF), nos municípios de Muritiba, Governador Mangabeira e São Felipe, no recôncavo da Bahia. O trio é suspeito de integrar uma organização criminosa que fraudava benefícios previdenciários e assistenciais.
Segundo a PF, foram identificados cerca de 200 beneficiários ilegais e o prejuízo estimado é superior a R$ 8 milhões, até o momento.
As investigações foram iniciadas há cerca de um ano, quando foi verificada grande quantidade de benefícios irregulares concedidos para pessoas idosas na região. Durante a apuração, foi descoberto que se tratavam de cédulas de identidade falsas, com a utilização de pessoas fictícias.
Além dos falsos documentos para pessoas idosas, o trio também apresentava laudos médicos e exames fraudados para obter benefícios assistenciais para pessoas com deficiência.
Os suspeitos devem responder pelos os crimes de associação criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documento público, uso de documento falso e outros – somados, eles podem chegar a mais de 15 anos de prisão. Fonte: G1-BA.