Depois de garantir duas medalhas de prata na final por equipes e no individual geral, a brasileira Rebeca Andrade conquistou o ouro no Mundial de Ginástica Artística 2023 na decisão do salto. A prova foi realizada neste sábado (7) na Antuérpia, Bélgica.
Atual campeã Olímpica desta prova em Tóquio 2020, a ginasta garantiu a primeira posição com 14.750 na média de seus dois saltos. A norte-americana Simone Biles ficou em segundo com 14.549 e Yeo Seojeong, da República da Coreia, garantiu o bronze com 14.416.
Com o resultado, Rebeca Andrade torna-se a primeira ginasta do Brasil a conquistar três medalhas em uma mesma edição de Mundial. Além disso, chega à marca de sete medalhas, sendo seis em provas individuais, superando Diego Hipólito, até então o maior medalhista do país na competição com cinco pódios em provas individuais.
Com três medalhas no Mundial de Ginástica Artística 2023, o Brasil também está próximo de estabelecer seu novo recorde em número de pódios em uma única edição. Até o momento, a melhor participação foi em 2022, quando conquistou um ouro (Rebeca no individual geral) e dois bronzes (Rebeca no solo e Arthur Nory na barra fixa).
As finais por aparelho prosseguem neste domingo (8), no encerramento da competição. O Brasil estará presente em três provas. Entre os homens, Arthur Nory compete na barra fixa. Já na disputa feminina, Rebeca Andrade competirá na trave e no solo – neste último, ela terá companhia de Flávia Saraiva.