O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes votou nesta sexta-feira (13), pela condenação de mais oito réus por participação nos atos golpistas do 8 de janeiro.
Moraes, que é relator do caso, propôs penas que variam de 3 a 17 anos de prisão, além do pagamento de R$ 30 milhões por danos morais coletivos. As punições variam porque a situação e a participação de cada pessoa são analisadas de forma individual.
Os processos foram abertos a partir de denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR). Raquel de Souza Lopes, Felipe Feres Nassau, Cibele da Piedade Ribeiro da Costa Mateos, Charles Rodrigues dos Santos, Orlando Ribeiro Júnior, Gilberto Ackermann, Fernando Placido Feitosa e Fernando Kevin da Silva de Oliveira Marinho, respondem a cinco crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; associação criminosa armada; dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
A Corte analisa, em sessão virtual, o quarto conjunto de ações penais contra acusados das ações antidemocráticas. A previsão é de que a análise seja finalizada no dia 23 de outubro.
(Metro1)