Banner Rotativo Aleatório

Aumento no valor do cacau repercute nos mercados baiano e internacional; entenda

Aumento no valor do cacau repercute nos mercados baiano e internacional. A cotação da arroba do alimento é recorde nos mercados nacional e internacional.

“Desde o dia 31 de outubro, o fechamento da cotação no sul da Bahia, especialmente em Ilhéus e Itabuna, se mantém em R$ 300,00 para cada 15 quilos da commodity. Esse pico representa o preço mais alto registrado para o produto durante o ano. Em janeiro, a arroba era cotada a R$ 200,00”, afirma a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri).

O levantamento diário do preço do cacau feito pela Seagri revela também que “nos mercados futuros, como em Londres, a tonelada do cacau chegou a 3.416 libras esterlinas nesta quarta-feira (8/11), de acordo com o site investing.com. Esse é o valor mais alto desde o início da negociação de futuros dessa commodity, em 1920”.

Segundo Thiago Guedes, engenheiro agrônomo e diretor da Seagri, esse aumento no valor do cacau em 2023 se deve ao crescente apetite da indústria de chocolate em escala global, prevendo mercados aquecidos em busca dos derivados da amêndoa.

Ele esclarece ainda que o valor também pode ser atribuído à redução na produção das safras na África Ocidental. Esse cenário sublinha a importância da produção baiana de cacau.

(BNews)

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes