Foi divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (25), a lista de cidades que vão receber a vacina contra a dengue. No total, 500 municípios em 16 estados foram incluídos para receberem a imunização em fevereiro. O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante na rede pública, entretanto o desafio da baixa quantidade de doses se torna um problema.
O órgão de saúde do país deve receber pouco mais de 6 milhões de doses, onde 5,2 milhões foram compradas do laboratório Takeda e 1,3 foram doadas. Visto que serão necessárias duas aplicações para a imunização completa em uma janela de três meses, o público vacinado contra a doença será menor. O volume se dá também pela limitação na capacidade de produção.
O governo definiu critérios de priorização para distribuição do imunizante. A prioridade principal será de pessoas de 10 a 14 anos, sendo o maior público com o número de internações da doença; em seguida, municípios de grande porte, aqueles com mais de mil habitantes e com alta transmissão de dengue do tipo 2; E também cidades próximas a esses locais também foram incluídas, no que são chamadas regiões de saúde.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a imunização começa em fevereiro, porém não de maneira uniforme, por depender da disponibilização de doses. As primeiras unidades chegaram ao país no último fim de semana e a previsão é que o volume total de vacinas compradas sejam entregues até dezembro. Fonte: Metro1