Banner Rotativo Aleatório

A dengue voltou! Entenda a diferença entre: Surto, Epidemia, Pandemia e Endemia e quais se aplicam no cenário da dengue no Brasil

Durante a Covid-19, a palavra pandemia ficou bastante conhecida. Agora, com a dengue em alta, é normal se deparar com termos como epidemia, endemia e surto. E você sabe qual a diferença entre eles?

  • Surto

surto é algo localizado. Pode ser um surto de gripe na empresa, surto de catapora em uma creche, por exemplo.

  • Epidemia

Uma epidemia ocorre quando temos um aumento inesperado no número de casos de uma doença em uma área geográfica específica. Febre amarela, varíola e dengue são excelentes exemplos de epidemias.

As epidemias podem referir-se a uma doença ou a outro comportamento específico relacionado com a saúde (por exemplo, tabagismo) com taxas claramente acima da ocorrência esperada numa comunidade ou região.

  • Pandemia

A pandemia é uma epidemia que se espalhou por todas as regiões do planeta, afetando muitas pessoas. O exemplo mais recente é a pandemia de Covid-19.

  • Endemia

A endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. É a presença contínua de uma enfermidade ou de um agente infeccioso em uma zona geográfica determinada.

“A doença endêmica é a que circula com número de casos esperados. A meningite é uma doença endêmica no Brasil, todo ano tem X casos da doença, assim como a tuberculose. A meningite, mesmo endêmica, pode ter surtos em escolas e berçários”, pontua Kfouri.

No Brasil, alguns locais estão declarando epidemia por causa da dengue. Segundo o Centro de Operações de Emergências do governo federal, seis estados (AC, GO, MG, ES, RJ e SC) e o DF declararam emergência em saúde pública.

Fonte: G1.com

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img