Banner Rotativo Aleatório

Brasil está perdendo território; bairro do Acre pode virar território boliviano após cheia.

O trecho do Rio Acre que passa em Brasiléia, na fronteira com a Bolívia, chegou a um nível recorde e inundou 80% da cidade, que fica a cerca de 230 km da capital Rio Branco. A cheia pode ter rompido o acesso ao bairro Leonardo Barbosa, deixando o bairro inteiro do lado boliviano.

Nesta quarta-feira (28), após fortes chuvas, a única rua que liga o bairro Leonardo Barbosa ao resto da cidade de Brasiléia pode ter sido levada de vez pelas águas do rio, deixando a região conectada à vizinha Bolívia e apartada do território brasileiro. Os moradores temem que, dessa forma, a Bolívia reivindique a região.

Ao g1, a prefeitura de Brasiléia explicou que não há, no momento, como confirmar se houve o rompimento da ligação entre o bairro e o restante da cidade, pois o nível do rio no município continua alto. A prefeita da cidade, Fernanda Hassem, disse que é necessário esperar as águas baixarem para checar a real situação na região.

O bairro fica na periferia da cidade e tem cerca de 1,1 mil moradores, segundo a Assistência Social do município. O total da área do bairro, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), é de 44 hectares, o equivalente a 66 campos de futebol.

Segundo a medição feita pela Defesa Civil municipal às 9h30 de quinta, o Rio Acre está em 15 metros no município. Ou seja, mais de três metros acima da cota de transbordo na cidade, que é de 11,40 metros.

A prefeitura da cidade enviou ao g1 uma foto do mapa da região que mostra as áreas afetadas e estima o local do possível rompimento. Se a estimativa for concretizada, a Bolívia poderá reclamar a posse da área.

Por Renato Menezes/Notícia: g1.globo.com

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img