Banner Rotativo Aleatório

Orca devora tubarão branco em ataque surpreendente

 — Foto: CHRISTIAAN STOPFORTH/DRONE FANATICS

— Foto: CHRISTIAAN STOPFORTH/DRONE FANATICS

Uma orca foi filmada caçando e matando um tubarão-branco em um ataque “surpreendente”. Cientistas afirmaram que as imagens do episódio são “sem precedentes” e demonstram as habilidades predatórias excepcionais das orcas.

Duas orcas ao largo da costa da África do Sul, já haviam sido observadas trabalhando juntas para caçar e matar tubarões, incluindo tubarões-brancos. A pesquisadora, que trabalha na Universidade Rhodes em Grahamstown, África do Sul, estuda esses animais há vários anos.

Ela e seus colegas publicaram uma descrição detalhada e macabra de suas novas observações no African Journal of Marine Science. O ataque – filmado em 2023, que você pode assistir aqui – foi, segundo os cientistas, “solitário e rápido”. A orca macho matou o tubarão e consumiu seu fígado – tudo em menos de dois minutos. Os cientistas capturaram pela primeira vez imagens de drone mostrando duas orcas machos trabalhando juntas para caçar tubarões-brancos em 2022.

Em seguida, os pesquisadores relataram que os animais, apelidados de Estibordo e Bombordo, “demonstraram uma predileção por extrair e consumir os fígados dos tubarões”. Durante os ataques, os tubarões circulavam de maneira apertada ao redor das orcas, em uma tentativa desesperada de evitar a predação”, lembrou Towner.

Neste ataque recentemente relatado, Bombordo caçou sozinho. Os cientistas descreveram como a orca segurou a barbatana peitoral esquerda de um tubarão juvenil de 2,5 metros e “avançou várias vezes antes de eventualmente eviscerá-lo”.

O cientista de mamíferos marinhos Luke Rendell, da Universidade de St. Andrews, chamou isso de “uma observação realmente bela” do comportamento.

“É interessante que seja apenas um animal”, disse ele à BBC News, e quanto habilidade ela demonstra ao lidar com o tubarão – batendo nele de lado e agarrando a barbatana peitoral para se manter longe daquelas grandes e perigosas mandíbulas.

Por: g1.globo.com – BBC

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img