O Conselho Estadual de Educação da Bahia, órgão colegiado da estrutura da Secretaria da Educação do Estado e representativo da sociedade na gestão democrática do ensino, apresentou nesta terça-feira (23), na cidade de Amargosa, a Noite da Educação no Terrritório Identidade do Vale do Jiquiriçá.
A Noite da Educação se consolidou na Bahia com a cerimônia de celebração aos 180 anos deste que é o primeiro órgão colegiado do Brasil, em evento realizado, recentemente, no dia 30 de maio de 2022, na sala principal do teatro Castro Alves em Salvador e diante do conceito estabelecido, projetou-se a realização de Noites da Educação nos vinte e sete territórios de identidade da Bahia.
A proposta é de realçar o patrimônio educacional e seus impactos nas esferas de cooperação e articulação com a sociedade, além de homenagear e assegurar a continuidade do efetivo trabalho e da ação do CEE-BA no seu protagonismo de órgão pioneiro e reverberador do diálogo com os entes, cumprindo com o seu papel regimental que estabelece e norteia a competência deste.
É o primeiro Conselho de Educação do Brasil, seminal para a construção do Sistema Nacional de Educação, que foi criado na Bahia pela lei nº 172/1842, em 25 de maio 1842.
Estiveram presentes na solenidade, o presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, professor Paulo Gabriel Nacif, o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fábio Josué Souza dos Santos, o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, o diretor do Núcleo Territorial da Educação, NTE 09, de Amargosa, prof. Williams Pânfile Brandão, gestores escolares, coordenadores;
Na solenidade o Conselho Estadual de Educação da Bahia anunciou e homenageou as instituições agraciadas com a comenda alusiva aos 180 anos do CEE Bahia do território, que são:
- Convale – Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá;
- Educavale – Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá;
- Centro de Formação de Professores – CFP da UFRB Amargosa;
- If Baiano – Campus Santa Inês;
- Colégio Batista Taylor Egídio, de Jaguaquara;
- Colégio Estadual Santa Bernadete, de Amargosa;
- Escola Municipal Antônio Carlos Souto, de Lage.
Recôncavo no Ar (Foto: CriativaOnline)