Um vereador de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, usou as redes sociais para criticar o voto dos baianos e nordestinos nas eleições do último domingo (2). Gilvandro Sacramento Couto, o “Doutor Gil” (PSDB), declarou que a votação obtida pelo candidato Luiz Inácio Lula da Silva ocorreu por conta do “analfabetismo”.
Tropeçando na forma culta da língua portuguesa, o legislador enalteceu a escolha de eleitores das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul que, segundo ele, votaram no presidente que tenta a reeleição, Jair Bolsonaro (PL).
“Primeiro, também, dar uma panorâmica dessa famosa política que aconteceu agora no dia passado, e ver o mapa o que aconteceu no Brasil. A gente viu que todo o mapa do Brasil a região Centro-Oeste, Sudeste e Sul que são as regiões mais povoada (sic) e também mais culta (sic) e também mais estudos votou (sic) em Bolsonaro. E por que o Nordeste inteiro votou em Lularápio. Porque, infelizmente, o Nordeste muito mal assistido na educação é fácil de enganar a população que é entre aspa (sic) analfabeta. A Bahia é campeã de analfabetismo e o índice de educação escolar na Bahia é o pior do Brasil. Eu tô falando que consegue ganhar do Piauí, do Maranhão, não foi à toa a tão expressiva a votação que teve o candidato lula aqui na Bahia”, discursou o legislador que é médico de formação. Em seguida, o edil foi contestado pelo colega Uberdan Cardoso (PT).
Segundo o Blog do Valente, parceiro do Bahia Notícias, Uberdan disse que das dez maiores notas do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio) no Brasil, sete estão na Bahia e citou nomes como o cantor Caetano Veloso, o escritor Ariano Suassuna, o poeta baiano Castro Alves, dando ênfase a representatividade a cultura nordestina.
“O povo nordestino e o povo baiano merece lhe dá uma resposta. Somos uma região onde 10 das melhores notas em redação do país, 7 estão aqui. Uma região que produziu grandes nomes na música, na educação, na política e outros seguimentos culturais, não merece que um vereador nordestino, venha dizer publicamente que o nosso povo é burro porque votou em Lula. Nossos talentos foram escoados pelo ralo por conta de um governo que nos virou as costas. O que não temos é oportunidade, e caráter não está associado a escolaridade, pois, o que mais vemos é rico envolvido em maracutaia”, declarou o também professor. (BN)