Banner Rotativo Aleatório

Municípios do sudoeste baiano sofrem com impactos das chuvas

Moradores de municípios do sudoeste baiano estão sofrendo com os impactos causados pelas fortes chuvas, que atingem a região desde o início do mês de dezembro. O aumento do volume de água tem deixado cidades isoladas, estradas bloqueadas, além da população desabrigada. No domingo, 25, famílias receberam alimentos e medicamentos por helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer).

A sede da cidade de Mirante está totalmente isolada por conta do volume de água. A BA-640, rodovia que dá acesso ao município, foi interditada e, por isso, a entrega de materiais só pode ser feita por helicóptero. O Graer transportou velas para a região que ficou sem energia elétrica. Ainda não há informações sobre a quantidade de pessoas que foram afetadas pelo temporal.

A zona rural de Mirante também registrou prejuízos. Além da chuva, o município está sofrendo com as cheias do Rio de Contas e rio Galvão. Entre as principais comunidades afetadas estão: Barreiros, Jiboia e Areião. Nas três localidades, houve o registro de desabamentos e ruas alagadas. Escolas municipais foram disponibilizadas para receber as famílias que tiveram as casas inundadas.

Pior enchente desde 1981

O município de Jequié, que fica localizado na mesma região, registrou a pior enchente desde 1981, de acordo com o g1. A condição foi provocada pelo aumento do volume da chuva no Rio de Contas e no Rio Jequiezinho, que transbordou. O Reservatório da Pedra também foi afetado. Para evitar o risco de novas enchentes, a vazão do reservatório foi aumentada de 100 m³ para 800 m³, no sábado, 24. No domingo, 25, a vazão passou para 2.000 m³.

O Reservatório da Pedra atingiu 84,98% de seu volume útil no sábado, uma média diária de 2.960 m³, conforme informações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). A Prefeitura de Jequié detalhou que o centro da cidade e várias vias de acesso ao local foram interditadas.

Impactos no estado

A Bahia registrou 188.104 pessoas afetadas pelas chuvas, que ocorrem em algumas regiões do estado desde o início do mês de dezembro, conforme dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) divulgados no domingo, 25. Além disso, 1.740 estão desabrigados, 20.262 desalojados e 166.094 foram afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Sete pessoas ficaram feridas e uma morreu. As ocorrências foram registradas em 92 municípios afetados – 69 estão com decreto de situação de emergência. *ATarde.

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img