A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, no Diário Oficial de sábado (18), o calendário para a realização dos Exames de Certificação Estadual da Bahia (ECEBA), do Programa CPA Digital, para os ensinos Fundamental e Médio, nas unidades certificadoras.
Os interessados deverão realizar o pré-cadastro no site e fazer cadastro e agendamento no Sistema de Gestão e Certificação On-line (SIGECON).
Na data e no horário estabelecidos na solicitação no Sigecon, o candidato vai anexar os documentos solicitados no sistema. Após análise e, em caso de deferimento, o candidato fará agendamento para a unidade certificadora de sua preferência.
Os exames de certificação serão realizados semanalmente, de segunda a quinta, por área do conhecimento no Ensino Fundamental para os maiores de 15 anos (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Redação e Arte; História e Geografia; Matemática; e Ciências) e no Ensino Médio para os maiores de 18 anos (Língua Portuguesa e Literatura; Língua Inglesa, Redação e Arte; História, Geografia, Sociologia e Filosofia; Matemática e Química; e Física e Biologia).
As unidades certificadoras estão localizadas nos municípios de Salvador, Itabuna, Ilhéus, Juazeiro, Barreiras, Caetité, Jacobina, Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim e Eunápolis.
O Programa CPA Digital poderá realizar de modo itinerante a aplicação de exames de certificação, por meio de Termo de Compromisso e Plano de Trabalho estabelecidos entre o governo do Estado e os municípios, empresas e organizações públicas e privadas, ONGs, instituições, e associações legalmente constituídas para atender aqueles que, por força do trabalho, distância e condições financeiras, não dispõem de recursos e tempo para acessarem as unidades certificadoras.
As instituições que desejarem a aplicação itinerante deverão encaminhar pedido, por meio de ofício motivador, à Coordenação de Jovens e Adultos (CJA), pelo e-mail cja.sec@enova.educacao.ba.gov.br. Fonte: g1