A Polícia Federal (PF) agendou para a próxima quarta-feira (12), às 14h, o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito que apura a suposta trama golpista contra o Estado Democrático de Direito, articulada pelo senador Marcos do Val (Podemos) e o ex-deputado Daniel Silveira.
A investigação preliminar sobre o caso foi instaurada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, em fevereiro. Na época, do Val acusou o ex-presidente e Daniel Silveira de organizarem uma reunião, no final de 2022, para propor o envolvimento do senador em um plano de golpe de Estado.
Do Val contou que a proposta era gravar uma conversa dele com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, que seria instigado a admitir que estava extrapolando os limites constitucionais. Com a gravação em mãos, aliados do ex-presidente solicitariam a prisão de Moraes e a anulação da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo o senador.
Neste ano, Bolsonaro já foi intimado a prestar esclarecimentos sobre outras três investigações: os atentados de 8 de janeiro em Brasília; o caso das joias presenteadas pela Arábia Saudita; e as fraudes em registros de vacinação contra a Covid-19. (Metro1)