Os professores da rede estadual de ensino irão realizar uma manifestação na manhã desta terça-feira (8), a partir das 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e na Comissão de Educação.
Segundo informações da presidente da Associação Classista da Educação e Esporte da Bahia (Aceb), Marinalva Nunes, a razão para essa ação é a busca por pressão do governo do estado em relação aos pagamentos da segunda parcela dos precatórios do Fundef.
Marinalva pontua que os associados e profissionais da educação estão confiantes de que tanto o governo quanto os deputados estaduais aprovarão a nova regulamentação conforme delineado na Emenda Constitucional 114 e outras legislações pertinentes. A presidente da Aceb reforça que os professores não aceitarão a segunda parcela dos precatórios do Fundef sem a devida correção dos juros e multas e faz um apelo ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), exortando-o à regulamentação e afirmou que os beneficiários dos precatórios, em sua maioria, são idosos e muitos enfrentam situações de vulnerabilidade social.
“Nossa reivindicação é que a nova regulamentação garante o pagamento das parcelas deste ano e do próximo, incluindo juros e multas. Portanto, o mês de agosto será marcado por luta. Estaremos presentes na ALBA e permaneceremos lá até conseguirmos a aprovação da nova regulamentação. A ansiedade e a necessidade dos pacientes são intensas, especialmente considerando que muitos são idosos e ansiosos urgentemente desse ritmo.”