Para saber a porcentagem da população que já foi infectada pelo novo coronavírus, o Brasil vai fazer um teste em massa. Cerca de 100 mil brasileiros serão testados, em três etapas, a partir da metade deste mês de abril
Segundo o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Erno Harzheim, a pasta deve aprovar a realização do estudo ainda nesta quinta-feira (2). O objetivo da pesquisa é estimar o alcance real da epidemia e o avanço do número de casos. Cerca de 33 mil pessoas serão testadas a cada duas semanas.
De acordo com Harzheim, essa ação vai ser o primeiro retrato da doença pelo país, não apenas da situação daqueles que procuram os serviços de saúde com sintomas severos. “Vai ser um grande instrumento para planejarmos o combate à doença, realizado por um grupo de cientistas independente”, disse.
Com dados mais precisos sobre o espalhamento da doença, será possível fazer projeções do avanço da epidemia, descobrir quais são as regiões mais atingidas do país e planejar as medidas de contenção. (Varela)