Uma imagem feminina de cabelos pretos, aparência cadavérica e olhos bem grandes tem reacendido a preocupações de pais e educadores em todo Brasil. Depois do jogo Baleia Azul, que viralizou ano passado, é a vez da boneca Momo tirar o sono dos adultos. Segundo correntes que circulam na internet, a imagem assustadora envia desafios para as crianças através do WhatsApp fazendo referência a uma lenda japonesa.
Enquanto a Baleia Azul estimula a automutilação e o suicídio, a boneca Momo induz as crianças e adolescentes a passarem informações pessoais e cometerem atos de enforcamento. Acredita-se que a “brincadeira de mal gosto” já tenha feito uma vítima no Brasil, levando um menino de 9 anos a se enforcar em Recife. Depois do incidente, escolas de vários estados se mobilizaram para alertar os pais sobre a nova ameaça.
Segundo Ana Karina Lanci, vice-diretora de uma escola da Educação Básica, todos os educadores estão em alerta para o uso das redes sociais pelas crianças. “Sempre orientamos os pais para os riscos do uso do celular pelos pequenos. Com o aparelho em mãos, eles ficam suscetíveis a tudo”. Na escola em que trabalha, Ana ainda não viu o caso repercutir entre os alunos, mas optou por enviar um comunicado para todos os pais. “É importante que eles observem o que os filhos consomem na internet. Aqui podemos monitorar o uso do celular, lá fora não. Então, precisamos dessa união entre família e escola”, ressaltou. Fonte: http://atarde.uol.com.br/portalmunicipios/municipios/noticias/1990190-desafio-da-boneca-momo-preocupa-pais-e-educadores