Um homem morreu depois de ter sido atendido no chão por falta de maca na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Promorar, em Teresina, capital do Piauí, na quarta-feira (17). O paciente foi levado ao local por um parente já em estado grave. Ele apresentava problemas respiratórios e sofreu uma parada cardíaca. Não há informações se ele estava infectado com a Covid-19.
Segundo o G1, a Fundação Municipal da Saúde (FMS) informou que a equipe de plantão fez tentativas para reanimar o paciente enquanto uma maca era providenciada, neste momento, todas as salas e leitos extras estavam ocupados.
Conforme a FMS, o processo de ressuscitação cardíaca iniciado enquanto o homem estava no chão não poderia ser interrompido para leva-lo para outro lugar. A Fundação também informou que todos os recursos para a reanimação do paciente foram utilizados, mas conforme profissionais de saúde, a UPA do Promorar está superlotada e não possui estrutura para suportar a demanda atual.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi), na quarta feira, 139 pessoas infectadas pelo coronavírus estavam na fila de espera por leitos e a ocupação nas UTIs é de 91%. (Bahia.Ba)