O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, anunciou, nesta terça-feira (8/6), a convocação de uma sessão plenária extraordinária na quinta-feira (10), para o julgamento de uma ação contra a realização da Copa América no Brasil. A análise do caso será feita após pedido de urgência da relatora, ministra Cármen Lúcia.
Os ministros irao analisar um pedido apresentado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) para barrar competições internacionais enquanto durar o isolamento social pela pandemia de Covid-19.
A Copa América acontecerá no Brasil após Colômbia e Argentina desistirem de sediar o evento, com início previsto para o próximo domingo (13). Nessa segunda-feira (7), o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, apresentou os protocolos sanitários para realização do torneio, que inclui testagem a cada 48 horas.
De acordo com o ministério, dez delegações participarão da primeira fase, totalizando cerca de 650 pessoas, entre jogadores e comissões técnicas, de acordo com a pasta.
Segundo o documento do PSB, “a intensa circulação de estrangeiros entre os estados brasileiros — consequência óbvia da realização do torneio — favorece não só a disseminação do vírus em localidades que já se encontravam com extrema dificuldade na contenção do vírus, como também fomenta a entrada de novas variantes”.
Leia a matéria original em AratuOn