A Caixa Econômica Federal lançou o aplicativo do Auxílio Brasil, programa que substitui o Bolsa Família e que começa a ser depositado nesta quarta-feira (dia 17). De acordo com a Caixa, o aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store.
Os usuários que já possuem o app do Bolsa Família com os dados cadastrados vão passar, de forma escalonada, por uma atualização que já vem como Auxílio Brasil. O banco diz que o benefíciário que já recebe o Bolsa Família, na prática, não precisará baixar novamente porque a transição é automatica somente atualizar o sistema. Para identificar o aplicativo correto, o usuário deve verificar se ele é um produto da Caixa Econômica e comparar a visualização oficial do banco. Veja a seguir:
De acordo com a Caixa, o aplicativo será disponibilizado aos usuários do Bolsa Família gradativamente para evitar congestionamento no sistema. Ainda segundo o banco, quem ainda não tiver migrado de aplicativo vai receber o benefício normalmente. O banco disse ainda que se o usuário não conseguir baixar o sistema agora, ele deve “tentar mais tarde”, devido ao grande número de acessos.
No aplicativo será possível consultar se vai receber o benefício, quando será feito o pagamento e em alguns dias o valor. Segundo a Caixa, os trabalhadores que não recebem o Bolsa Família podem baixar o aplicativo, mas isso não garante que eles vão receber o Auxílio Brasil que em novembro será pago somente aos beneficiários do Bolsa Família, cerca de 14,6 milhões de pessoas.
É preciso redobrar o cuidado pois há outros aplicativos chamados “Auxílio Brasil”, mas que não são oficiais e podem roubar dados dos usuários.
Pagamento começa amanhã:
O pagamento vai se limitar ao número de benefíciários do Bolsa Família, atualmente em 14,6 milhões de pessoas. O valor médio do benefício do Auxílio Brasil será corrigido em 17,84% em novembro, mas a ampliação do número de beneficiados está prevista somente para o mês de dezembro — quando novas famílias serão incorporadas. O valor médio do Auxílio Brasil será de R$ 217,18 em novembro.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os cartões e as senhas utilizados para saque do Bolsa Família continuarão válidos e poderão ser utilizados para o recebimento do Auxílio Brasil.
A Caixa informou ainda que os canais para saque dos benefícios e consulta de informações permanecem os mesmos. A consulta pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem, nos terminais de autoatendimento, nas lotéricas, nas agências e em correspondentes Caixa Aqui. As famílias também podem verificar a situação pelo Atendimento Caixa ao Cidadão, pelo telefone 111. Outra opção são as agências da Caixa, que voltam ao horário normal de funcionamento no dia 23 de novembro.