Durante o fim de semana a Secretaria Municipal de Saúde já havia alertado sobre o risco de surto de gripe em Salvador. Nesta segunda-feira, 13, a proliferação da doença causou a lotação e superlotação de hospitais e unidades de saúde, tanto da rede pública quanto da rede particular.
A maioria dos pacientes apresentavam os mesmos sintomas gripais. Quem presenciou o alto número de gripados no Hospital da Bahia foi uma mulher, leitora do Portal A TARDE, que precisou levar a mãe de 81 anos na emergência devido dores não relacionadas à gripe durante a manhã desta segunda.
Mesmo sendo prioridade, foram mais de duas horas até o atendimento. “A emergência estava lotada, tinha muita gente gripada esperando atendimento. Chegamos por volta das 10h e saímos depois do meio dia”, relatou.
Durante o período, pacientes da Unidade de Pronto Atendimento do Vale dos Barris iniciaram uma manifestação e chegaram a bloquear a via no sentido a Av. Centenário. As senhas distribuídas passaram das 500 e, segundo os presentes, apenas dois médicos estavam de plantão. No final da tarde, por volta das 18h, a equipe de reportagem do A TARDE esteve no local e constatou que pacientes que chegaram na UPA durante a manhã ainda não haviam sido atendidos.
Durante a tarde, pacientes no Hospital Português passavam pelo mesmo problema. Com sintomas gripais, Tamara Sanches chegou no local antes das 13h30 e saiu às 16h.
Leia mais no ATarde.