Uma cobra exótica, nativa da região sudeste do Estados Unidos, foi encontrada vagando pelas ruas da cidade de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná. O animal, que não é peçonhento, é conhecido como corn snake (cobra-do-milho) e foi resgatado pela população local no último final de semana.
A cobra da espécie Panterophis guttatus foi levada para o Instituto Água e Terra (IAT), órgão ligado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). O animal ficará sob os cuidados de um empreendimento licenciado e fará parte de atividades de educação ambiental.
— A corn snake é uma serpente não-peçonhenta, ou seja, não possui veneno, mas ela é exótica no país, não é originária do território brasileiro e, portanto, sua criação e comercialização são proibidas no Estado —, destaca o biólogo do setor de Fauna do IAT, Allyfer Ziemmer.
O IAT alertou para os riscos de trazer espécies não-nativas para o país, como os riscos desses animais trazerem doenças e parasitas:
— Isso, além de afetar as espécies nativas, pode também prejudicar os seres humanos —, destaca o biólogo do IAT, Mauro de Brito. (OGlobo)