Banner Rotativo Aleatório

Crimes de estelionato crescem 91% em cinco anos na Bahia

Receber ligações ou mensagens com pedidos de ajuda financeira de conhecidos ou familiares; passar dias negociando a compra de algum item e só perceber, após o pagamento, que tudo não passava de golpe. O estelionato vem crescendo no Brasil. Somente na Bahia, nos últimos cinco anos, as ocorrências aumentaram 91%. Foram 16.589 crimes do tipo em 2016, contra 31.784 no ano passado, informa o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que utiliza as informações das secretarias estaduais para compilar os dados.

De acordo com o levantamento, a taxa de estelionato para cada 100 mil habitantes na Bahia é de 212. No ranking nacional, o estado apresenta a terceira menor taxa do Brasil. O Distrito Federal é o local onde mais ocorreram esses crimes, proporcionalmente: 1.309 casos para cada 100 mil pessoas. 

Há alguns anos, as vítimas preferidas dos golpistas eram pessoas idosas como o avô de Caio Souza, 30 anos, que caiu em uma cilada por telefone e perdeu R$ 7 mil para um estelionatário. Mas, ultimamente, é pela internet que os criminosos mais vêm agindo. Os esquemas ficam mais elaborados graças à tecnologia, que engana mesmo quem entende do ramo, como o engenheiro de software Ivan Cezanne, 29. Ele achou que estava comprando a televisão de um amigo pelo Instagram, mas na realidade o perfil na rede social havia sido invadido. 

Matéria completa no Correio24horas.

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img