Banner Rotativo Aleatório

Itatim e Elísio Medrado possuem melhor índice de avaliação da educação na Bahia; Amargosa se destaca

Os dados do índice que avalia a qualidade da educação praticada no país foram divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As informações coletadas através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2017 apontam que a Bahia agregou pontos de proficiência acima da média nacional no 5º ano do ensino fundamental. O Saeb indicou ainda que no 9º o estado não teve destaque positivo e nem negativo. Os alunos do ensino municipal de Itatim, na região central do estado, alcançaram o maior índice de proficiência no 5º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Português e Matemática, obtendo notas 240,03 e 263,74 respectivamente. A cidade superou a média nacional nesta modalidade, que é de 215.


No ranking da disciplina de Matemática, a média nacional é de 224, superada pelas cinco cidades baianas melhor colocadas no ranking. Seguem Itatim e Licínio de Almeida, Caculé com índice 238,53, Feira da Mata com 236,5 e Jacaraci que obteve 233,68. Na Bahia, 396 cidades ficaram abaixo da média.

Nesta modalidade o Inep espera que os alunos determinem o total de uma quantia a partir da quantidade de moedas de 25 e 50 centavos; a duração de um evento cujos horários inicial e final acontecem em minutos diferentes de uma mesma hora dada; resultado da multiplicação de números naturais por valores do sistema monetário nacional expressos em números de até duas ordens e posterior adição; os termos desconhecidos em uma sequência numérica de múltiplos de cinco; a adição, com reserva, de até três números naturais com até quatro ordens; a subtração de números naturais usando a noção de completar; a multiplicação de um número natural de até três ordens por cinco, com reserva; e a divisão exata por números de um algarismo.

No 9º ano, o último do ensino fundamental, na disciplina de Língua Portuguesa, as melhores colocadas foram Luís Eduardo Magalhães com nota 272,36; Piripá com 270,66; Jacaraci que obteve 270,29; Amargosa com 268,7; e Guajeru com 268,28 no total. Todas superaram a média nacional de 258.

As cidades da Bahia com o melhor desempenho na disciplina de Matemática no 9º ano foram Piripá, em segundo lugar com índice 278,88, seguida por Jacaraci que obteve 275,88, Elísio Medrado 273,83 e fechando o grupo das cinco melhores colocadas Guajeru com 272,87. Os municípios que se saíram pior neste quesito foram Sítio do Mato (196,95), Caldeirão Grande (199,59), Ipecaetá (200,09), Almadina (202,18) e Boninal (202,62). Estas cidades compõem o grupo das 381 que não atingiram a nota média nacional de 258.

Nesta modalidade o Inep exige que os estudantes determinem uma fração irredutível equivalente a uma fração dada a partir da simplificação por sete além da soma, da diferença, do produto ou o quociente de números inteiros em situações-problema. E resolvam problemas envolvendo grandezas diretamente proporcionais, representadas por números inteiros.

De acordo com o Inep, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados e os índices são indicados através de testes e questionários.
 (BahiaNotícias)

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img