Banner Rotativo Aleatório

Comitê de Acompanhamento do ingresso por cotas na UFRB é referência no País

83,4% dos estudantes da UFRB se autodeclaram negros

Instalado em 2017, o Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas (COPARC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) se tornou referência no País no processo de verificação presencial das condições de ingresso de candidatos cotistas aos cursos de graduação. Instituições como a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) já realizaram visitas técnicas e/ou solicitaram informações à UFRB no sentido de conhecer os procedimentos para a implantação e os critérios adotados pelo COPARC.

De acordo com matéria publicada pelo site Bahia Notícias, a UFRB é a única instituição de ensino superior no estado que possui um Comitê de Acompanhamento de Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas em funcionamento. O COPARC, regido através da Resolução nº 004/2017 do Conselho Universitário (CONSUNI), tem a função de zelar pelo cumprimento e salvaguarda dos programas e medidas especiais adotadas pela UFRB para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades. Sua composição é formada por representantes das três categorias acadêmicas (docentes, discentes e técnicos) e instâncias administrativas.

“Desde a formação do COPARC, vários especialistas na área de Relações Raciais e Diversidade ministraram conferências e minicursos para os membros integrantes. Este ano de 2019 as atividades de formação já tiveram início e existem outras previstas para o primeiro semestre”, diz a professora Dyane Brito, pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis em exercício e presidente do COPARC. Ela explica que desde 2018 as comissões de heteroidentificação também atuam no acesso à pós-graduação e a previsão é que atuem nos concursos públicos realizados pela UFRB, quando necessário. (ASCOM/UFRB)

Banner Rotativo Aleatório

Veja Também

Mais Recentes

spot_img