Connect with us

Bahia

Sesab orienta uso de cloroquina, azitromicina e ivermectina apenas em estudos


O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou hoje (22), em rede social, que o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-BA) se posicionou contra o uso de medicamentos sem eficácia comprovada no tratamento da Covid-19. De acordo com os documentos, a Sesab não recomenda que a hidroxicloroquina seja utilizada para tratamento ou prevenção do coronavírus em qualquer contexto que não seja de um estudo de ensaio clínico.

O documento lista remédios que vinham sendo amplamente usados, como Azitromicina, Ivermectina, além da Cloroquina e Hidroxicloroquina. Vilas-Boas escreveu ainda que as notas são dirigidas principalmente a secretários de saúde e a gestores de unidades de saúde.

As notas técnicas do COE-BA aparecem em meio a casos de distribuição da hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina como ‘kit Covid-19’ pelas prefeituras, para o tratamento da doença.

O secretário já havia se posicionado antes sobre a prática, segundo ele a distribuição dos fármacos sem a retenção de uma via da receita médica configura-se como infração sanitária. Ele recomenda aos gestores públicos que não estabeleçam protocolos com uso dessas medicações e que não gastem recursos públicos com uso dessas drogas. “Os gestores poderão ser objeto de uma ação de órgão de controle por estarem destinando recursos de outras áreas que poderão fazer falta no combate ao coronavírus”, alerta o Secretário. (Metro1)

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Bahia registra 1.450 casos e 23 mortes por Covid-19 em 24h

Foto : Camila Souza/GOVBA

A Bahia registrou nas últimas 24 horas 1.450 casos de coronavírus e 23 mortes em decorrência da Covid-19, segundo boletim divulgado hoje (22) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Ao todo, a Bahia tem 340.665 casos confirmados e 7.407 óbitos desde o início da pandemia.

Os casos confirmados ocorreram em todos os 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,59%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (7.987,20), Almadina (6.551,98), Itabuna (6.406,44), Madre de Deus (6.343,34)), Apuarema (6.002,73).

Ao todo, 326.400 pessoas já estão curadas da doença. Na Bahia, 28.162 profissionais da saúde foram infectados pela Covid-19.

No estado, dos 2.029 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 898 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de UTI adulto de 49%. Vale lembrar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia.

Leia a matéria original em Metro1

Continue Reading

Bahia

Mulher teria ameaçado se jogar da Ponte do Funil na BA-001


Na manhã dessa quinta-feira (22), uma mulher foi resgatada, após tentar pular da Ponte do Funil, na BA-001, sentido Ilha de Itaparica.

Imagens circuladas nas redes sociais mostram a jovem que não teve a identidade divulgada sendo amparada por um motorista que passava pelo local.
Ainda nas imagens é possível ver que logo após, uma equipe da (PRE) Polícia Rodoviária Estadual chega e impede que ela tire a própria vida.

Segundo informações de internautas, a vítima é natural de Santo Antônio de Jesus e vem sofrendo com transtornos depressivos. (VozdaBahia)

Continue Reading

Bahia

Jovem que estava desaparecida é encontrada enterrada em vala na Bahia


Uma jovem que estava desaparecida desde o sábado (17) teve seu corpo encontrado na quarta-feira (21), enterrado dentro em uma vala, no bairro de Jerusalém, em Teixeira de Freitas, município do sul da Bahia.

Márcia Sousa Andrade, de 25 anos, foi achada pela família. De acordo com a polícia, o ex-companheiro da vítima, suspeito do crime, foi encaminhado para a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) após populares alegarem ter visto ele no local onde a cova foi aberta. O homem foi preso sob suspeita de feminicídio.

Segundo a família, Márcia morava em Teixeira de Freitas, mas foi para o Espírito Santo há dois meses, e havia rompido o relacionamento com o marido.

A vítima, ainda de acordo com familiares, voltou para Teixeira de Freitas no último dia 10 de outubro para comemorar o aniversário da filha, que mora com o pai. A última vez que a família viu Márcia foi no dia 11, na comemoração.

Na ocasião, a jovem ficou na casa do ex-marido com os dois filhos. Ainda na quinta-feira (15), a família conseguiu falar com a vítima pela última vez. Familiares prestaram queixa na delegacia no dia 17. Fonte: VarelaNotícias.

Continue Reading

Siga-nos no Instagram:

Facebook