O senador Fabiano Contarato, do Rede Sustentabilidade, apresentou petição na segunda-feira (19) ao Supremo Tribunal Federal (STF), em que pede o afastamento imediato de Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente. A informação é da coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
De acordo com a publicação, o senador cita a denúncia feita pelo delegado Alexandre Saraiva, da Polícia Federal, que apresentou notícia-crime ao Supremo dias atrás. Ele informou que Salles atrapalhou o desenrolar da Operação Handroanthus, em que a PF no Amazonas fez uma apreensão recorde de aproximadamente 200 mil metros cúbicos de madeira ilegal.
“Em síntese, o Ministro de Estado do Meio Ambiente faz uso de sua influência institucional para favorecer poluidores e desmatadores, em frontal violação aos deveres constitucionalmente estabelecidos. Tal situação fica ainda mais evidente ao considerarmos que a autoridade policial denunciante foi afastada da função de Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado do Amazonas como forma de retaliação política à investigação”, diz a petição de Contarato, em que cita a transferência de Saraiva para outra área da PF.
O senador informou, também, que no pedido feito pelo delegado não conta a requisição de afastamento em caráter imediato. A relatora é a ministra Cármen Lúcia.
Leia a matéria original em Bahia.Ba