Resíduos de óleo foram identificados pela Marinha do Brasil na Praia de Itacimirim, que fica no Litoral Norte Baiano, a 78 km de Salvador. A situação foi observada, na última segunda-feira (28/6), pela Capitania dos Portos da Bahia.
Imediatamente, após tomar conhecimento do fato, uma equipe de militares da CPBA foi deslocada ao local a fim de avaliar as condições da área afetada, bem como iniciar a preparação para remoção dos resíduos.
Paralelamente, foi criado um grupo de trabalho entre a MB e representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Prefeitura Municipal de Camaçari.
Na terça-feira (29/6), foram coletadas amostras do material recolhido, que estão sendo encaminhadas para análise do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), que vai identificar se os vestígios apresentam o mesmo perfil químico dos resíduos oleosos que atingiram a costa brasileira, em 2019.
Cabe ainda informar que, após uma criteriosa avaliação feita pelos órgãos ambientais, foi iniciada na quarta-feira (30/6), uma operação de remoção dos resíduos que se encontram presos às rochas. Durante a ação, foram retirados cerca de 300 kg de material, que corresponde 60% dos resíduos identificados.
O material oleoso possui consistência pastosa rígida, aparecendo somente na maré baixa, misturado à areia da praia. As ações de remoção estão sendo realizadas de maneira cuidadosa, sob supervisão de pessoal técnico do IBAMA, INEMA e ICMBio.
A Marinha informa que caso aviste óleo nas praias, disque 185.
Leia a matéria original em AratuOn