Aproximadamente 300 kg de carne irregular foram apreendidos em estabelecimentos comerciais durante fiscalizações do Procon e da Vigilância Sanitária em Juazeiro, a 571 km de Salvador, nesta quarta-feira (30/6).
A operação conjunta tem como objetivo identificar possíveis irregularidades na comercialização de produtos alimentícios e garantir o cumprimento das regras sanitárias e das normas do Código de Defesa do Consumidor e pretende vistoriais mais estabelecimentos comerciais alimentícios durante o mês de julho.
Produtos mal refrigerados, mal acondicionados e com validade vencida foram flagrados pelos agentes nas “casas de carne”. Os estabelecimentos foram autuados e terão 10 dias para fazer as adequações e sanar os problemas, caso contrário será interditado. Na ação, quatro autos de infração foram lavrados sendo dois pelo Procon e dois pela Vigilância Sanitária.
Além disso, 85 kg de produtos como manteiga, rapadura, queijo e iogurte, estragados, fora do prazo de validade, sem informação adequada ou violados também foram apreendidos e descartados no aterro sanitário da cidade.
“O foco é tirar de circulação alimentos estragados, sem higiene, fora de validade ou de origem clandestina, para não vir a causar problemas graves de saúde na população. Essa ação é importante para a prevenção da saúde pública “, frisou o médico veterinário da Vigilância Sanitária, Pierre Mascarenhas.
Leia a matéria original em AratuOn