No contexto da pandemia, entidades promovem eventos para marcar o Dia nacional da Consciência Negra festejado, nesta sexta-feira, 20, com foco em uma reflexão sobre o tema.
A União de Negros pela Igualdade (Unegro) promoveu, na manhã de quinta, 19, a 12ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares. Ação contou com um cortejo formado por baianas e pela banda Voz dos Tambores que teve um número reduzido de participantes por causa da Covid-19.
Já a Sepromi promoveu uma live com a participação do Ilê Aiyê. “Traz essa memória, a referência dessa caminhada, dessa história, do lema, de tudo que ao longo desses anos tem representado essa luta”, informou a secretária Fabya Reis. O presidente do bloco afro, Antônio Carlos, o Vovô do Ilê, acredita que a situação precisa melhorar mais. “A gente nunca acha que está bom, a gente sempre quer mais. Nós queremos igualdade, liberdade e respeito”.
Já a Apae, o grupo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) e a da Associação Cultural Brasil Estados Unidos (Acbeu) também realizaram programações especiais. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) programaram apresentações artísticas, palestras, debates e diversas outras ações para o seu público.
“A maior parte dos nossos assistidos e familiares são negros e, assim, se faz necessário que as atividades e reflexões relacionadas às questões ético-raciais sejam intensificadas”, comentou Márcia Rocha, gestora de assistência social da Apae Salvador.
A exposição fotográfica Soterocores foi a ação da CCR Metrô Bahia celebra o Dia da Consciência Negra. A mostra reúne registros de 11 artistas nas estações Lapa e Pirajá. Esse conteúdo ficará em cartaz até o final do mês.
Outra instituição que promoveu suas homenagens e celebrações a este dia foi o Salvador Shopping, que cedeu espaço para uma ação digital e uma exposição de obras que transmitem a luta da comunidade negra.
Já a Cipó Comunicações traz o festival virtual que promove a vida da juventude negra. Para arrecadar ainda mais doações para o Natal Sem Fome e celebra o Dia da Consciência Negra, a Ação da Cidadania e o rapper Emicida promovem uma live especial, nesta sexta, às 20h, com transmissão pelo Youtube.
Leia a matéria original em A Tarde